POR QUE VOCÊ PRECISA ORIENTAR SUA EMPRESA POR UM PROPÓSITO MAIOR?


As crises profundas e os impactos extremos causados pela Pandemia têm mexido muito com as pessoas, que ficam mais introspectivas e em busca de um significado ampliado para tudo o que está acontecendo e sobre o que as aguarda no futuro. Fazem perguntas profundas sobre como vivem e o que mais gostariam de fazer, e arriscam respostas mais corajosas, traçando objetivos ousados. Nesse cenário, a Estratégia tem de ser atrativa e significativa o suficiente para criar um vínculo forte com os melhores talentos.

E diante da emergência dos eventos climáticos extremos e pela acintosa desigualdade social revelada na Pandemia, investidores também passaram a exigir das empresas uma orientação efetiva para um Propósito Maior (Higher Purpose). Esse é o caminho para garantir a perenidade da empresa - porque aumenta a segurança de geração de valor sustentável no médio e longo-prazos, maximizando o melhor retorno para os investimentos.

OS RESULTADOS SÃO SIGNIFICATIVOS:

Inúmeras são as evidências dos impactos do Propósito Maior na construção de uma cultura organizacional criadora de vantagens competitivas:

  • Segundo estudos da IDEO, as equipes que se baseiam no propósito para orientar a tomada de decisões têm 61% mais sucesso no lançamento de novos empreendimentos e projetos estratégicos do que as equipes que não;

  • Estudos da pwc (Putting Purpose to Work Study) demonstraram que Colaboradores e Líderes da Geração Y (Millennials) tem 5,3 vezes mais chance de permanecer em uma empresa que seja orientada a um Propósito Maior;

  • Segundo pesquisa da Forbes, 91% dos consumidores entrevistados trocariam de marca por uma diferente que seja orientada a um Propósito maior;

  • Segundo estudos da Ernst Young (Global Leadership Forecast), empresas orientadas ao Propósito apresentam evidências convincentes de um desempenho 42% superior aos seus concorrentes no mercado de ações.

NESTE CURSO, VOCÊ VAI APRENDER:
  1. Como descobrir, resgatar ou vitalizar o Propósito da sua empresa?

  2. Quais são os bons exemplos inspiradores para ajudar no processo?

  3. Como conduzir o processo criativo de design do Propósito Maior na empresa?

ESTRUTURA DO CURSO
O curso é estruturado em 31 vídeo-aulas curtas e robustas de conteúdo, totalizando 2h e 50 min de duração. O programa contempla 5 Leituras que vão reforçar sua aprendizagem. 

SÃO 17 ESTUDOS DE CASO

No curso, você vai conhecer a experiência de diversas empresas na sua jornada pela descoberta de um Propósito Maior - em ordem alfabética:

  1. Airbnb; 
  2. Bematech; 
  3. Cia Terra; 
  4. Cirque Du Soleil; 
  5. Colégio Porto Seguro; 
  6. Facebook ; 
  7. Gol Linhas Aéreas; 
  8. Ikea; 
  9. Lego; 
  10. Nespresso; 
  11. Patagonia; 
  12. Richards;
  13. Ritz Carlton; 
  14. Starbucks Coffee; 
  15. Tesla; 
  16. Whole Foods Market; 
  17. Zalando.

PROGRAMA

  • 1

    POR QUE FAZER ESSE CURSO?

  • 2

    CONCEITOS FUNDAMENTAIS

    • AULA 1 - Por que o Propósito se tornou uma exigência?

    • AULA 2 - O que é o Propósito Maior?

    • AULA 3 - Whole Foods Market (Estudo de Caso)

  • 3

    AS EMPRESAS ESTÃO MUDANDO

    • AULA 4 - O Propósito se tornou uma referência essencial

    • LEITURA 1 - Que tipo de Capitalismo desejamos? Klaus Schwab

    • LEITURA 2 - Declaração sobre o Propósito de uma Empresa | Business Roundtable

    • AULA 5 - Existe diferença entre Missão e Propósito?

  • 4

    OUTROS ESTUDO DE CASO

    • AULA 6 - Starbucks Coffee

    • LEITURA 3 - A Armadilha da Inconsistência da Estratégia com o Propósito: o caso Starbucks - Artigo

    • AULA 7 - Tesla

    • AULA 8 - Lego

    • AULA 9 - IKEA

    • AULA 10 - AirBnb

    • AULA 11 - Bematech

    • AULA 12 - Colégio Visconde de Porto Seguro

    • AULA 13 - Richards

    • AULA 14 - Cia Terra

  • 5

    ESTRATÉGIA E PROPÓSITO

    • AULA 15 - Como o Propósito impacta positivamente as empresas

    • AULA 16 - Propósito deve refletir posicionamento social ou ambiental?

    • AULA 17 - Zalando (Estudo de Caso)

    • AULA 18- Patagonia (Estudo de Caso)

  • 6

    DIFERENÇAS ENTRE PROPÓSITO E VISÃO

    • AULA 19 - As diferenças e conexões entre Visão e Propósito

    • AULA 20 - Gol Linhas Aéreas (Estudo de Caso)

    • AULA 21 - Nespresso (Estudo de Caso)

    • AULA 22 - Ritz Carlton (Estudo de Caso)

  • 7

    EMPRESAS MUDAM O PROPÓSITO?

    • AULA 23 - Situações mais comuns e o caso Bematech

    • AULA 24 - Facebook (Estudo de Caso)

    • AULA 25 - Luzio Strategy (Estudo de Caso)

    • AULA 26 - Cirque du Soleil (Estudo de Caso)

  • 8

    COMO DESCOBRIR O PROPÓSITO DA SUA EMPRESA?

    • AULA 27 - O processo de descoberta do Propósito

    • AULA 28 - Quais são os pilares de um bom Propósito?

    • LEITURA 4 - Regras de Ouro para a Criação do Propósito

    • AULA 29 - Ferramentas de Trabalho

    • FERRAMENTA 1 - Apoio à Criação do Propósito

    • FERRAMENTA 2 - Apoio à Consolidação em Plenária

  • 9

    RECOMENDAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO

    • AULA 30 - Um bom Propósito sozinho não transforma a empresa

    • AULA 31 - Os pilares de apoio à Estratégia

    • LEITURA 5 - O Reflexo do Propósito e da Estratégia nos Valores

  • 10

    PRÓXIMO PASSO

    • Recomendação

BENEFÍCIOS

  • 31 vídeo-aulas

    que você pode assistir quantas vezes quiser, e quando puder (desde que seu celular, tablet ou computador estejam conectados à Internet)

  • 2h e 50 min de vídeo-aulas

    Ilustradas com slides e tudo 100% online. Você vai aprender todos os elementos que constituem a Estratégia de Resiliência de uma empresa

  • 15 estudos de caso

    Todas as aulas são ilustradas com o Propósito Maior de 15 empresas, para ajudar você a se inspirar na criação ou resgate do propósito da sua empresa

  • 5 leituras

    com mais conhecimento para complementar o seu processo de aprendizagem

  • 2 Ferramentas de trabalho

    bastante práticas para ajudar você na elaboração do Propósito da sua empresa

  • Certificado de Participação

    Após a conclusão de todas as aulas, você vai receber um Certificado do curso realizado. Este curso vai contar créditos para você receber o Certificado de Competência em Visão Estratégica, caso você faça os demais cursos do Programa

  • Acesso exclusivo ao grupo de ex-Alunas(os)

    Ao concluir o curso, você poderá ser adicionado ao grupo de Linkedin e/ou WhatsApp para receber novos conteúdos exclusivos e fazer networking. Basta enviar um e-mail para contato@academiadeestrategia.com.br informando que deseja fazer parte do Alumni e se pelo grupo de Linkedin ou WhatsApp

  • Você pode começar quando quiser

    Após o pagamento, você recebe o seu código de acesso epode iniciar o curso. Se você já for aluna(o) da academia você poderá adicionar este curso no seu portfólio de programas

  • Você tem 365 dias para fazer o curso

    E você poderá repetir quantas vezes quiser os vídeos, reler os artigos e baixar a ferramenta de trabalho ao longo desse período

  • 100% de autonomia

    Você decide o melhor dia e hora para fazer o curso de qualquer lugar ligado à Internet

Watch Intro Video

PROFESSOR

CEO América Latina

Fernando Luzio

Consultor, Mentor, Escritor e Palestrante, Fernando é Fundador e CEO América Latina da LUZIO STRATEGY. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), com pós-graduação em Estratégia pela London Business School e Harvard Business School. Sócio do “Movimento Todos Pela Educação”, é Professor Convidado de Estratégia Empresarial do MBA da Universidade de São Paulo (FIA-USP) desde 1999, e autor de 2 livros de Estratégia. Fernando já liderou mais de 350 projetos de consultoria estratégica em 14 países, para mais de 85 empresas diferentes. Fernando é criador e âncora do Podcast "Estratégia em Movimento", disponível nas melhores plataformas (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, dentre outros). Fernando tem experiência inclusive com empresas familiares, de portes e setores diversos. Acumula uma trajetória de consultoria e educação executiva em empresas relevantes, tais como: Avon; Bradesco; Brasil Telecom; Caterpillar / Grupo Sotreq; EcoRodovias; Rhodia; Klabin; Norske Skog; e Bematech; dentre outras. Fernando é especialista em Design e Inovação da Estratégia; Execução da Estratégia; Códigos Culturais; Mediação e Solução de Conflitos. Saiba mais sobre o seu trabalho no site www.luzio.com.br.

TESTEMUNHAIS

Opinião de quem já fez o curso

5 classificação por estrelas

FENOMENAL!

marcos lopes

Gostaria de ressaltar: a) o quanto cirúrgicos foram nos exemplos, técnica e pontos de atenção e cuidados; b) o quanto cuidado reservaram ao curso, e em l...

Ler mais

Gostaria de ressaltar: a) o quanto cirúrgicos foram nos exemplos, técnica e pontos de atenção e cuidados; b) o quanto cuidado reservaram ao curso, e em linkar TODOS os pontos entre módulos; b) e em gerar emoção adicionalmente, que é o que nos leva à ação. Alguns exemplos me fizeram "arrepiar" de tão convergentes com a disciplina, momento, prática e garantindo a fixação do conteúdo. Rigor técnico-acadêmico, cases, prática e o tripé dos atributos de qualidade de informação (tempo - videos curtos, concisos mas sem deixar de perder o detalhe; forma - a plataforma funciona muito bem, os templates são muito eficientes, despojados, cuidados; conteúdo - relevante, atual, profundo, instigativo). FENOMENAL! Parabéns, mais uma vez! Sou "Lover" da Luzio Strategy, do Fernando, e da Academia da Estratégia. Marcos

Ler menos
5 classificação por estrelas

Conceitos fundamentais

Celina Yokoyama

Simples, didático e envolvente

Simples, didático e envolvente

Ler menos
5 classificação por estrelas

Muito oportuno.

Heraldo Oliveira

Uma importante reflexão. O curso é objetivo, claro, o FL muito didático.

Uma importante reflexão. O curso é objetivo, claro, o FL muito didático.

Ler menos
4 classificação por estrelas

Granular e eficaz em consonância com o conteúdo do curso

Lucas Borba de Oliveira

Prezado Sr. Fernando, boa tarde! Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Lucas Borba, e hoje trabalho como advogado interno na Jaguar e Land R...

Ler mais

Prezado Sr. Fernando, boa tarde! Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Lucas Borba, e hoje trabalho como advogado interno na Jaguar e Land Rover! Gostaria de parabenizar pelo conhecimento de mundo trazido no curso e análise macro em relação ao propósito maior. Este curso me fez refletir que meus propósitos profissionais são outros em relação a empresa que trabalho atualmente. Faço esta reflexão, pois com o conteúdo do curso percebi que o propósito maior da empresa não está difundido entre os funcionários, tampouco a questão de visão e demais príncipios basilares do negócio. A forma como a Luzio Strategy auxilia os clientes, com o constante desenvolvimento das pessoas e negócios, com desafios a cada projeto é algo de encher os olhos. A única ressalva que eu faço em relação ao curso seria em relação que em certos pontos do curso notei uma repetição de conceitos exagerada, no qual o tempo poderia ser utilizado para, por exemplo ter focado mais na questão prática da sistemática da implementação das empresas de como estruturar o propósito maior, visão e etc, de resto a visão e conhecimento de mundo e exemplos práticos foram excelentes. Obrigado e sucesso! Atenciosamente

Ler menos
5 classificação por estrelas

O título do curso é inspirador. Nos incentiva a cada etap...

Thiago Moutinho Moreira

Todos os textos e vídeos com exemplos bem elaborados nos trazem mais para perto da realidade e mostra que é possível realizar as mudanças e também não realiz...

Ler mais

Todos os textos e vídeos com exemplos bem elaborados nos trazem mais para perto da realidade e mostra que é possível realizar as mudanças e também não realizar. Cada caso é uma caso e tem a sua peculiaridade. O importante é que saio deste curso diferente de como entrei. Hoje no final não me contento em buscar um propósito maior somente para a empresa que estou mas também buscar o meu propósito maior pessoal. Posso dizer que cresci durante o curso e agora posso ser um multiplicador a incentivar pessoas na busca pelo seu propósito maior!

Ler menos
5 classificação por estrelas

O título foi muito aderente ao conteúdo do curso. Excelente.

Cassiano Bronholo

Texto elaborado com maestria pela equipe. Como ponto de melhoria o texto falado as vezes era o mesmo texto escrito o que tornou o slide um pouco cheio.

Texto elaborado com maestria pela equipe. Como ponto de melhoria o texto falado as vezes era o mesmo texto escrito o que tornou o slide um pouco cheio.

Ler menos
5 classificação por estrelas

Oportunidade única de reflexão guiada

Maria Beatriz Barbosa

Caro Fernando, assistir cada uma das etapas com a sua narração poder voltar, rever e refletir todos os seus ensinamentos e orientações é uma oportunidade ímp...

Ler mais

Caro Fernando, assistir cada uma das etapas com a sua narração poder voltar, rever e refletir todos os seus ensinamentos e orientações é uma oportunidade ímpar. Dizem que as coisas acontecem no tempo certo... e é verdade. Apesar de ter adquirido o curso há bastante tempo, agora era o momento certo de fazê-lo. O conteúdo é excelente, sua narrativa é agradável de ouvir e as explicações são precisas. Fica aqui meu agradecimento a todas as dicas e orientações recebidas.

Ler menos

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Cumprindo todos os requisitos do programa, você terá direito ao Certificado.  Você poderá assistir às aulas em qualquer horário do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, desde que esteja conectado à Internet. Este curso é parte curricular do Programa de Desenvolvimento da Competência de Visão Estratégica, administrado pela Academia de Estratégia.

VALOR DO INVESTIMENTO

Promoção durante a Quarentena . Caso prefira, você pode entrar em contato e fazer o pagamento via depósito bancário.

Dicas de estratégia e novidades no seu e-mail: